Image Map

CF: Souless Body (Melody)

Primeiramente me desculpe pela demora. Seu pedido estava com uma designer que teve que sair do blog e acabou vindo pra mim apenas na terça feira. Espero que goste de sua CF, amor <3



Classificação: 18 anos
Gêneros: Ação, Aventura, Crossover, Drama (Tragédia), Ficção e Fantasia, Mistério, Romance e Novela, Shoujo (Romântico), Sobrenatural
Avisos: Álcool, Heterossexualidade, Insinuação de sexo, Linguagem Imprópria, Nudez, Sexo, Violência
Categorias: Justin Bieber
Personagens: Justin Bieber, Personagens Originais
Tags: Justin Bieber, Mistério, Romance
Capítulos: 12 (12.959 palavras) | Terminada: não
Iniciado em 08/08/2014 22:53 | Atualizado há 2 dias às 20:46

Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos
Capa: Eu não gostei muito dessa capa e vou explicar o porquê. Primeiramente, não gostei da forma como as fotos foram encaixadas, a Lily ficou espremida no canto esquerdo enquanto o Justin ocupou praticamente todo o DS, isso acabou não ficando legal. Outra coisa que também não me agradou foi o fato de o nome da fanfic não estar bem destacado, está pequeno e mal encaixado assim como os créditos e essas duas frases que ficaram “voando” no design. Os efeitos quase não se notam e sugiro que troque sua capa, pois é sempre importante ter uma boa aparência. Sua capa não é de todo ruim, mas deixou bastante a desejar.

Nota da capa: 0,4

Sinopse: Sua sinopse é boa, ela me deixou curiosa sobre o enredo e me chamou atenção. Porém ela contém alguns erros que vão desde excesso de vírgulas e duas pontuações seguidas à falta de espaço entre a pontuação e a palavra. Não são erros graves, mas é importantíssimo ter uma sinopse limpa e sem erros, pois é ela que atrairá leitores para sua fanfic. Observe este trecho:

“Confuso, sim, mas já pensou se quando seu corpo físico é destruído, sua alma já foi a muito tempo, e que pessoas, simplesmente habitam o corpo de algum desconhecido para viver seus últimos dias,minutos ou segundos de vida?.”

Retirei nesse trecho os erros mais comuns de sua sinopse.
Primeiramente, eu substituiria a primeira vírgula depois da palavra “Confuso” por um ponto de interrogação. Isso daria um sentido mais correto ao contexto e combinaria bem mais. Depois também retiraria a vírgula antes de “simplesmente”.
Você comete um erro ao escrever “a muito tempo”, quando na verdade o correto seria “há muito tempo”.
Depois da palavra “dias” há uma vírgula, porém não há espaço entre a pontuação e a palavra seguinte e isso está errado.
O último erro que quero relatar é o uso de suas pontuações seguidas. Após a palavra “vida” logo no final do trecho, você utiliza o ponto de interrogação e em seguida adiciona o ponto final, isso está completamente errado. Após ponto de exclamação ou de interrogação não se usa o ponto final.
Sendo assim, completamente corrigido, o trecho de sua sinopse ficaria desta maneira:

Confuso? Sim, mas já pensou se quando seu corpo físico é destruído, sua alma já foi muito tempo, e que pessoas (retirei a vírgula) simplesmente habitam o corpo de algum desconhecido para viver seus últimos dias, (adicionei um espaço entre a pontuação e a próxima palavra) minutos ou segundos de vida?

Sugiro que leia a sinopse com mais atenção e corrija todos os erros, até os menores. Ter uma sinopse limpa é muito importante.
Nota: 0,5

Nota total (capa + sinopse): 0,9

Ortografia, valor: 4,0 pontos
Sua escrita é boa, porém encontrei um número elevado de erros. Alguns nem são graves, mas isso acaba prejudicando a leitura e incomodando bastante os olhares mais exigentes.
Citarei aqui os erros mais frequentes que encontrei ao longo dos capítulos que li.

Falta de acento nas palavras
Você não põe acento em muitas palavras e isso é uma coisa ruim. Algumas pessoas pensam que acentos não são tão importantes, porém dependendo do caso o emprego ou a falta dele pode mudar o sentido da palavra. Observe esse trecho retirado do capítulo 1 de sua fanfic:
“Filho esse que provavelmente esta em um orfanato, ate porque...”

Nesse trecho, você não coloca acento no verbo “está” e nem na preposição “até”.
Corrigida, a frase ficaria assim:

Filho esse que provavelmente está em um orfanato, até porque...

Esse é apenas um exemplo de falta de acento entre tantos outros que pude identificar. Sugiro que corrija isso.

Uso do hífen no lugar do travessão
Outra coisa que notei foi que você utiliza o hífen (-) no lugar no travessão (­―). Muitas pessoas ao menos sabem que está incorreto, mas está e muito. O hífen é usado em separação de palavras compostas como: beija-flor e já o travessão é usado para indicar a fala.
Geralmente não há travessão nos teclados, mas você pode ir até o Microsoft Office Word > Inserir > Símbolo > procure pelo travessão e pronto. Outro jeito (menos trabalhoso) é apenas digitar “travessão” no Google, copiar e colar em seu texto.
Além de usar o hífen nos diálogos, que em si já é bastante incômodo, você também não deixa um espaço entre a pontuação e a palavra. Como nesse exemplo:

"-Alana! Eu já ia te acordar, hoje você marcou de ir no Shopping com as garotas se esqueceu?,"

Esse trecho que retirei também do capítulo 1, ilustra os outros pontos que quero relatar.
Além da falta de espaço entre a pontuação e a palavra seguinte, há erros com vírgula e, novamente, você adiciona uma vírgula após o ponto de interrogação. Isso não se faz nunca.
Preste atenção em como ficaria essa frase corrigida:

Alana! Eu já ia te acordar. Hoje você marcou de ir ao shopping com as garotas, se esqueceu? (Adicionei uma vírgula antes de “se” e retirei outra após o ponto de interrogação)

Ainda há mais erros em sua ortografia, o que me leva a sugerir que você procure uma beta (pessoa que corrige erros em seus capítulos), porque sua escrita em si é até boa, mas os erros acabam tornando a leitura um pouco incômoda. Por isso, sugiro também que você escreva seus capítulos no Word, pois além de te alertar sobre erros ortográficos, ele até corrige alguns automaticamente. Tente também detalhar um pouco mais sua escrita pois, apesar de ser boa, carece um pouco de detalhes nos diálogos.

Nota adquirida: 2,9

Enredo, valor: 3,0 pontos
Aqui era onde eu queria chegar. O enredo da sua fanfic é incrível, bastante original e instigante. Eu nunca havia lido algo parecido no Spirit antes e nesse quesito eu tenho que dar os parabéns. Não é nem um pouco clichê essa ideia de almas que habitam o corpo de uma pessoa que morreu. Sendo que a alma deixa o corpo físico antes que este seja morto também. É fascinante.
Com um tema ótimo como esse, também é preciso tomar bastante cuidado com a explicação correta e precisa dos fatos e do porquê estarem acontecendo dessa forma, para que não fique algo confuso ou absurdo. Em minha opinião você não comete deslizes como esses ― pelo menos não durante os seis capítulos que eu li. E por isso quero dar de novo os parabéns pelo ótimo enredo.

Nota adquirida: 3,0

Crítica final, valor: 1,0 pontos
Eu gostei bastante da sua fanfic, de verdade. Gostei do seu jeito de escrever também, apesar dos errinhos. Minhas sugestões são: troque sua capa, pois não acho que ela está adequada; procure uma beta para corrigir seus capítulos; tente se aprofundar mais em sua escrita; detalhe mais os diálogos e passe a usar o travessão ao invés de hífen nas falas e escreva seus capítulos no Word.
Você tem uma ótima fanfic com um ótimo enredo, que apenas precisa de algumas correções no decorrer dos capítulos. Se fizer tudo que sugeri, acho que sua fanfic irá bem longe.

Nota adquirida: 0,8

Nota final: 7,6

Nada do que eu disse aqui tem como objetivo desmerecer seu esforço e trabalho, estou apenas tentando ajudar. Espero que tenha gostado da crítica e não se esqueça de comentar, é importante saber o que achou (mesmo que não concorde com algo que foi dito). Beijos, amor <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário