Image Map

CF: Show Me Love (Isa Castro)


Classificação: 14 anos
Gêneros: Aventura, Colegial, Drama (Tragédia), Shoujo (Romântico), Suspense
Avisos: Insinuação de sexo, Sexo, Tortura
Categorias: One Direction
Personagens: Jenna Marshall, Liam Payne
Tags: Drama, Romance, Suspense

Capítulos: 1 (466 palavras) | Terminada: não
Iniciado em 26/07/2014 22:42 | Atualizado em 26/07/2014 22:42

Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos
Capa: eu não gostei dessa capa. As fotos não estão bem colocadas, isso acabou resultando num design vazio e esse fundo negro realmente não ajudou em nada. Os rostos dos personagens estão claros demais e não gostei do jeito que o título da fanfic foi colocado. Esse ponto de luz no meio também não caiu bem, em minha opinião. Essa é com certeza uma capa bem simples, mas infelizmente não achei um simples bem feito. Sugiro que encomende outro design, pois acho que esse não está bom.

Nota adquirida: 0,4

Sinopse: sua sinopse é boa, eu gostei dela. É um texto bem escrito e emotivo, essa combinação é sem dúvidas uma de minhas favoritas. Há alguns problemas com a pontuação e isso acaba prejudicando um pouco a leitura, mas não há nada grave. Nenhuma palavra escrita errada e esse tipo de coisas.

Nota adquirida: 0.8

Ortografia, valor: 4,0 pontos
É muito difícil fazer a crítica de uma fanfic que tem apenas um prólogo, pois eles geralmente são pequenos e não demonstram muito o modo de escrever da autora. Mas tentarei ao máximo fazer as observações de um jeito completo e que te ajude.

Sua escrita precisa ser trabalhada, assim como a estrutura da fanfic. É tudo informal e raso demais e isso não é algo positivo. Para ser mais sincera, o problema não está só em sua escrita em si, mas no jeito que você conduz as coisas. Bem, para começar, citarei um diálogo ainda do prólogo e falarei a respeito para que tenha uma ideia.

Rosalie: Tome cuidado Seunome! - Rosalie exclamou e eu parei.
Eu: Estou bem, não se preocupe. - Dou um sorriso doce, e espero que ela tenha feito o mesmo.

Eu entendi que sua fanfic é interativa, mas a estrutura de diálogos está completamente equivocada e incorreta. Esse esquema espanta leitores, isso eu posso afirmar. Para indicar as falas de personagens utilizes aspas (“”) ou travessão (—) e somente eles.

Eu particularmente não gosto de fanfics interativas, mas uma vez me deparei com uma muito bem escrita que não usava “seu nome” como referência à personagem principal e sim  “undefined” que em português significa indefinido. Acho que se você for mesmo postar uma fanfic desse gênero, talvez poderia adotar esse método. Em minha opinião é mais formal e bem melhor que “Seunome”. Não que seja obrigatório, é apenas uma dica para melhorar a estrutura dialogal de sua história e, consequentemente, fazer com que seja melhor vista. Preste atenção em como eu escreveria esse diálogo:

— Tome cuidado, undefined! — Rosalie exclamou e eu parei.
— Estou bem, não se preocupe. — Dou um sorriso doce e espero que ela tenha feito o mesmo.

Em determinados trechos, você comete dois erros de digitação. Troca a palavra “mãe” por “mão” e “preocupar” por “precoupar”. É algo bobo, mas para que não ocorra com frequência coisas do tipo, corrija sempre seus capítulos e os releia mais de uma vez.

Não encontrei erros além desses e isso é algo muito bom. Sua escrita escrita não é ruim, apenas acho que talvez você devesse se aprofundar mais nos pensamentos e sentimentos da personagem. Dar mais detalhes é bom também, pois o maior problema com sua escrita é o fato de ela ser direta demais, sem detalhes e muito informal.
Apesar de tudo, até gostei do jeito que você narra. O problema mais grave está no modo que os diálogos são organizados, que é bastante incômodo. Eu sugiro que você siga meu conselho, não use mais a expressão “Seunome” e passe a utilizar o travessão para indicar fala.

Não tenho mais o que acrescentar, afinal sua fanfic tem apenas um prólogo e bem pequeno. Meu apelo vai apenas para os diálogos, porque no geral (apesar de não ser detalhada e nem profunda) sua escrita não é ruim, apenas precisa de uma evolução.

Nota adquirida: 2,8

Enredo, valor: 3,0 pontos
Quando uma fanfic tem apenas um prólogo, o enredo é a coisa mais difícil de avaliar. Eu não sei absolutamente nada sobre sua fanfic, apenas que a personagem principal é cega e isso não é o suficiente para julgar o enredo. Por motivos como esses, muitas pessoas optam por não criticar fanfics com apenas um capítulo.

Estou no escuro quanto o enredo, não sei como será abordado e isso acaba tornando a tarefa de dar uma nota bem complicada. Achei interessante a personagem principal ser cega, gostar de dançar, mas nunca poder participar de apresentações por sua condição. Espero que você aborde o tema de um jeito original e tente ao máximo fugir do clichê. Porém, mesmo achando a ideia interessante, o prólogo acabou deixando um pouco a desejar.

Nota adquirida: 2,0

Crítica final, valor: 1,0 ponto
Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre sua fanfic. Seu modo de escrita me incomodou um pouco por ser muito “seco” e, como já disse muitas vezes, seu método de impor os diálogos também precisa ser alterado. Tente ser mais detalhista no diálogos e se aprofunde nas emoções e pensamentos dos personagens. Sugiro também que encomende outra capa.
Fanfics interativas não são comuns no Spirit, então se você quiser continuar com esse gênero, seja cuidadosa e evolua sua escrita. Acho que se fizer tudo que foi dito acima, sua fanfic poderá dar certo.

Nota adquirida: 0,7

Nota final: 6,7

Espero que compreenda que nada do que eu disse tem como objetivo desvalorizar seu esforço e trabalho, estou aqui única e exclusivamente para ajudar. Me desculpe por qualquer coisa e espero que tenha gostado da crítica. Não se esqueça de comentar <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário