Image Map

CF - One Mistake (Thalia)



Iniciado em 18/07/2014 20:42
Atualizado em 18/07/2014 20:42
Categorias Justin Bieber
Exibições 511    Comentários 73    Palavras 1.421    Terminada Não

Aparência (capa e sinopse), valor 2,0 pontos

Capa: Eu gostei bastante da sua capa, apesar de achar que a foto da Cailin e do Justin ficaram um pouco desiguais. Isso acabou criando um enorme contraste entre os tamanhos e quebrou um pouco a harmonia do design. Mas fora isso está muito bem feita, os efeitos estão bons, o nome da fanfic está bem destacado como deve ser e os créditos e nome da autora estão bem encaixados.

Sinopse: Eu gostei muito da sua sinopse. Ela não revela muito sobre o enredo em si, mas deixa um ar de “quero mais” e acaba por nos deixar curiosos sobre a história da fanfic. Porém eu achei alguns problemas na pontuação. Tem pontos finais em excesso, o que acaba tornando a sinopse uma coisa mais incômoda de ler, pois a cada ponto, uma pausa. Seria. Como. Falar. Assim. Me entende? Eu acho que você poderia colocar ponto e vírgula no lugar de alguns pontos finais, já que esse tipo de pontuação é usado quando temos uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto final na frase.

Nota adquirida: 1,5

Ortografia, valor: 4,0 pontos

Bem, sua fanfic tem apenas um capítulo e eu encontrei alguns erros nele. Vou citar alguns:

No terceiro parágrafo, você usa a expressão “Há um ano atrás” isso está errado. Quando você impõe o verbo haver não se deve indicar o tempo, usa-se um ou outro, nunca os dois na mesa sentença.
Exemplo: “O que fizeram há dois meses?”, “Ele perguntou o que fizeram dois meses atrás”.

Então, corrigida, sua frase ficaria assim:

“Há um ano, quando eu tinha apenas dezessete anos, fui presa.”
Ou:
“Um ano atrás, quando eu tinha apenas dezessete anos, fui presa”

Outro erro que eu notei, e que também é muito comum, é o uso da expressão “se quer” aos invés de "sequer". Isso aconteceu muito no decorrer do capítulo. “Sequer” junto é sinônimo de “ao menos”
Exemplo: “Ele não disse uma palavra sequer”.
Já “se quer” separado indica uma condição.
Exemplo: Ser quer dinheiro, trabalhe!

Num determinado trecho de seu texto você comete este erro:
“... coloquei uma mexa de cabelo louro para trás da orelha.”
O erro está no uso do verbo mexa no lugar da palavra mecha.
Mecha com CH deve sempre ser utilizada para falar sobre mecha de cabelo. E já mexa com X indica movimento. Exemplo: “Mexa esse corpo”.
Então a forma correta seria:
“... coloquei uma mecha de cabelo louro para trás da orelha”

Você não usa o hífen nos diálogos e isso é sem dúvidas um alívio. Sei que parece algo bobo, mas se eu contar a quantidade absurda de pessoas que usam o hífen, você não acreditaria!

Como sua fanfic ainda está no início, sugiro que corrija estes erros. E tome cuidado com as repetições de palavras. Se houver alguma palavra, nome ou expressão que você já tenha usado mais de uma vez no seu texto, tente substituí-la por um sinônimo. Evitar repetir várias vezes um termo em um curto espaço de tempo, enriquece a escrita e agrada ao leitor, então sugiro que tente isso.

Em geral sua forma de escrever é boa, de verdade, eu gostei. Você tem um bom vocabulário, possui apenas alguns probleminhas com expressões e confusão com palavras homônimas (palavras que têm a mesma pronúncia), fora isso não notei erros graves.

Nota adquirida: 3,0

Enredo, valor: 3,0 pontos

Sim, sua fanfic é criminal. E apesar de este tipo de enredo estar um pouco saturado, a história da sua não é como as outras, e me agradou bastante. A Kalissa é uma prostituta e o Justin um trapaceiro, eu adorei isso! Eles, juntos, participam de um golpe e tanto em cima de um empresário rico, esse detalhe  de ambiciosidade e tirar vantagem é uma coisa mais original. Ainda mais sendo a Kalissa “obrigada” a se passar pela filha do tal empresário e Justin, pelo noivo dela.

A fanfic só tem um capítulo, um prólogo ainda por cima, mas já deu pra notar que a história não é daquelas: “ele era o maior traficante de Atlanta”, como você mesma ressaltou nas observações. Justin é sim temido e violento, mas a diferença está no fato de o foco principal estar na ambição dele em ganhar dinheiro em cima do empresário e usar a Kalissa pra isso. Achei essa ideia bem legal.
Explore bastante a ambição dos personagens (que eu creio ser isso o que você vá fazer) e sua fanfic vai longe. Você tem um começo muito bom, então já que se trata de algo criminal (mesmo que com uma pitada de originalidade) use bastante sua criatividade e tente ao máximo fugir do contexto das milhares fics criminais que existem por aí.

Nota adquirida: 2.8

Crítica final, valor:1,0 ponto

Eu sugiro que você tome bastante cuidado com as palavras homônimas e expressões errôneas como “Há um ano atrás”. Sua escrita é muito boa, você narra as coisas de um jeito gostoso de ler e eu só peço que seja cuidadosa com as palavrinhas bobas que você “troca” com outras parecidas. Lembre-se de que uma escrita sem erros é umas das coisas que mais atraem leitores. Eu, por exemplo, quando vejo uma fanfic bem elaborada e com erros mínimos, mesmo que tenha um tema clichê, eu paro para ler.
Sua fanfic tem tudo para dar certo, se é que já não está dando, e por isso vou acompanhar a história (sim, adicionei aos meu favoritos) e peço que abuse da criatividade para tornar a história cada vez mais diversa dos clichês.

Nota adquirida: 0.9


Nota final: 8.2

Me desculpe por qualquer coisa, mas apenas estou aqui para ajudar.


2 comentários:

  1. Bom, eu consertei tudo aquilo em que eu consegui, e que você destacou. Eu vou procurar SEMPRE abusar da minha imaginação, e fazer tudo para que minha fic seja diferente. Eu gostei tanto das criticas de vocês, porque elas me fazem crescer, e me tornar uma boa escritora, em momento nenhum eu me incomodei com alguma "critica" de vocês, aliás, isso fez minha noite. Obrigada por tudo, consertei os erros. Obrigada por lerem, por gostarem. Contanto que vou até mandar minhas outras fics aqui ahahaha, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em ler isso, amor. Ainda mais porque essa foi minha primeira crítica aqui no blog. E eu gostei de saber que você pensa assim, pois algumas pessoas não aceitam tão bem algo mais duro que temos que apontar. Mas não foi o seu caso, porque além de sua fanfic ser muito boa, você recebeu muito bem as dicas e sugestões. Pode mandar quantas fics quiser haha <3

    ResponderExcluir