Image Map

CF: Dear Diary (Letícia)



Iniciado em 18/07/2014 21:33
Atualizado há 4 dias às 20:25
Categorias Justin Bieber

Exibições 715      Comentários 38      Palavras 6.906      Terminada Não

Aparência (capa e sinopse), valor: 2,0 pontos
Capa: Eu sinceramente amei sua capa. Não achei que os efeitos estão muito exagerados, o nome da fanfic está destacado, como deve ser, e os créditos e nome da autora bem encaixados. Não tenho muito o que dizer além disso, o design está muito bem feito. O que é muito importante, pois aquela velha história de “não se julga um livro pela capa” não se aplica a fanfics.

Sinopse: A sua sinopse está muito boa, exceto pela repetição excessiva de pronomes. O pronome “ela”, por exemplo, foi repetido seis vezes e em alguns casos desnecessariamente. Como nesse exemplo:
Tudo o que se passou na vida dela desde que ela comprou aquele maldito diário.”
Isto não significa que está errado, é apenas uma dica, como nas observações você me pediu para dar. Vou dizer como eu acho que deveria estar esse sentença:
Tudo que se passou em sua vida desde que comprou aquele maldito diário.
Observe que eu substituí o pronome possessivo “dela” por “sua” e retirei o “ela”, que estava definitivamente sobrando na frase. Essas substituições que fiz, deixaram o texto mais formal, mais leve. Tente fazer o mesmo e retire alguns “ela” da sinopse. Depois de feito, acredito não haver mais problema algum nela.

Nota adquirida: 1.7

Ortografia, valor: 4,0 pontos
Eu não encontrei nenhum erro de ortografia nos três únicos capítulos da sua fanfic, nem sei dizer o quanto estou surpresa com isso. É muito raro. Não há nenhuma palavra escrita errada, faltando acento ou coisas do tipo. E, obviamente, devo te parabenizar por isso.
Apesar de sua fanfic não ter erros ortográficos, notei alguns equívocos com a vírgula. Isso é comum, eu até hoje tenho um pouco de dificuldade, mas resolvi estudar mais sobre ela e acabei aprendendo. Em alguns casos, você põe vírgulas onde deveria haver pontos finais ou de exclamação. Vou dar um exemplo:
“Para de graça, Kate, eu ainda quero te esganar.”
Vou explicar onde está o equívoco. Se você escrever essa frase no Miscrosoft Word, por exemplo, ele não irá alertá-la sobre possíveis erros na pontuação porque gramaticalmente está correto, mas eu vou explicar por que nesse caso não está.
Quando você põe o nome próprio “Kate” entre vírgulas, está atribuindo a ele a função de aposto, vocativo ou explicação e no caso ele não é nenhum dos três. Usamos palavras entre vírgulas apenas para isolar um aposto (ex.: Goiânia, capital de Goiás, é uma cidade que tem belas mulheres.); para isolar um vocativo (ex.: E agora, meu marido, aceito ou não o emprego?); isolar adjunto adverbial antecipado (ex.: Dizem muito que, no Brasil, os corruptos ficam soltos enquanto os ladrões de galinha vão para a cadeia.); intercalar expressões como “isto é” e “ou seja” (ex.: Preciso dar uma arrumada no texto, ou seja, subentender algumas ideias.) e isolar orações adjetivas explicativas (ex.: As frutas, que estavam maduras, caíram no chão.).
Então, no seu diálogo, você retiraria uma das vírgulas e adicionaria um ponto final, talvez até de exclamação. Assim:
Para de graça, Kate. Eu ainda quero te esganar.
Ou:
Para de graça, Kate! Eu ainda quero te esganar.
Outro exemplo em que você comete o mesmo erro:
“Qual é, Chaz, o que está me escondendo?
Arrumado, seu diálogo ficaria assim:
Qual é, Chaz! O que está me escondendo?
Nesse caso o uso do ponto final não é recomendado, pois a  personagem está exprimindo indignação e quando isso acontece, usa-se o ponto de exclamação.
Você comete esse equívoco muitas vezes, então sugiro que arrume isso e fique atenta ao exagero quanto as vírgulas.

Mais uma dica: nós aprendemos (pelo menos eu aprendi) que a vírgula é usada para indicar pausa. Lembro de quando a professora lá no primário dizia “prestem atenção em como vocês falam, quando tiver pausa, usem vírgula”. Mas não é bem assim. Há regras gramaticais para seu uso e se sairmos por aí distribuindo vírgulas sem consciência do que estamos fazendo, acabamos cometendo erros e equívocos. Então procure saber mais sobre vírgulas e pontuação. Eu particularmente acho que esta é a parte mais enjoada do português, mas infelizmente é muito importante.
Fora alguns equívocos com vírgula, que não foram tantos, você tem uma ótima escrita. Nas observações de seu pedido, você me disse para ser bem rígida quanto a isso então eu vou apontar alguns aspectos em que acho que podem tornar sua escrita ainda melhor de ler:

1.Tente ser menos literal.
Procure sempre explicitar como o personagem está se sentindo, não apenas explicar o porquê de estar sentindo. Filosofe um pouco, faça metáforas e coloque mais sentimentos. Já que a Kate tem a necessidade de esconder seu verdadeiro eu com uma máscara de “foda-se mundo”, você poderia explorar bastante isso e colocar mais detalhes e emoção (quem sabe até um pouco de drama) nas narrações.

2.Seja mais detalhista.
Eu notei que em muitos dos diálogos da sua fic, você não explica muito o que o personagem estava fazendo ao dizer aquilo e o jeito que ele fez. Peguei o exemplo de um:

— Ok, eu deixo você sentar aqui…
— Que bom que eu não precisei falar de novo…
— Se você pedir por favor
Você poderia aproveitar oportunidades como essas para ser mais detalhista. Uma história com detalhes pensados e descritos ganha mais valor, os leitores notam e apreciam isso. Vou escrever esse diálogo do segundo capítulo da sua fanfic de um jeito mais detalhado, apenas para você ter uma ideia do que estou querendo dizer:
— Ok, eu deixo você sentar aqui – disse Justin com um longo suspiro forçado.
— Que bom que eu não precisei falar de novo – soei ríspida e nada sutil, ou seja, em meu tom natural.
— Mas só se você pedir “por favor” – ele arqueou as sobrancelhas e tinha um sorriso debochando cobrindo seus lábios. Não é possível que ele esteja falando sério, pensei.
Viu com enriqueceu o texto? Dar detalhes  faz com que o leitor visualize a cena, com que sinta o que o personagem está sentindo e eu acho que isso é muito importante para uma fanfic.

3. Procure usar palavras novas.
Sua escrita é muito boa e sem erros, isso já é uma dádiva. Mas é sempre bom enriquecer sua linguagem. Isso não quer dizer que você vai sair por aí colocando o dicionário inteiro nos textos da sua fic, mas sim dar uma valorizada e expandir seu vocabulário. Ser mais formal é muito importante.
Nos diálogos é bom usar a linguagem coloquial, sem muitos paparicos e palavras difíceis, pois ninguém fala de modo complexo ou requintado quando está conversando com amigos.
Já nas partes de narração, você pode deixar de lado a informalidade e optar por “palavras bonitas”. Obviamente sem deixar o texto muito complicado, porque uma fanfic não é um livro e não há necessidade de muitos enfeites.
Eu falei esse monte de coisas, mas isso não vai interferir na sua nota, pois essas foram apenas as dicas que você me pediu. O que realmente conta no quesito de ortografia é sua ortografia (não me diga) que, como eu já disse no início, é ótima. Não há erros além de pequenos equívocos com vírgulas e eu vou ressaltar de novo o quando isso é raro. Então, parabéns.

Nota adquirida: 3.5

Enredo, valor: 3,0 pontos
Sua fanfic é colegial, mas não apenas isso. Apesar se passar em um ambiente clichê, o que eu pude notar no trailer, na sinopse e até mesmo no título da sua fanfic, é que ela em si não é. A história ainda está no início e eu me sinto no dever de falar que eu adorei! Eu gostei muito mesmo da personalidade da Kate (eu amei essa mulher), gostei do jeito que ela se esforça para manter a camada de arrogância para proteger seu interior de menina frágil que sente falta de mãe.
Eu tenho a expectativa de que o Justin da sua fanfiction não seja como os da maioria: foda, pegador que nunca se apaixona e dono do pedaço. Pelo que eu li na sinopse, imaginei um cara  que sabe como ser sensível às vezes e que tem condições de expressar seus sentimentos. Porque, cá entre nós, essa coisa de Justin Bieber ser frio e calculista já está um tanto quanto saturada.
Dê bastante ênfase no diário dela (claro que você fará isso, afinal olha o nome da história), nos sentimentos escondidos que ela tanto luta para mantes cobertos e explique mais sobre isso, lembrando sempre de abusar de detalhes e emoção. Eu gosto de fanfics que me deixam ansiosa por mais e a sua me deixou exatamente desse jeito, isso com toda a certeza é uma coisa muito positiva. Manter os leitoras interessados é algo muito importante e difícil, mas creio que você não terá dificuldades nesse quesito se continuar fugindo ao máximo de desfechos clichês e surpreender a todos com o rumo da história.

Nota adquirida: 2.7

Crítica final, valor: 1,0 ponto

Além de aconselhar que preste mais atenção nas vírgulas, não tenho mais nada a dizer no quesito ortográfico. Sua escrita é muito boa, sem erros e consistente. Já devo ter mencionado umas três vezes ao longo da crítica, mas não me canso de repetir: isso é muito raro.
Meu aviso vai apenas para o jeito que você conduz a narração, que é bom, mas poderia ser melhorado com as dicas que eu dei acima. Ponha mais emoção e seja menos literal, sinta-se à vontade para filosofar o quanto quiser (obviamente sem delirar e fazer comparações sem sentido); seja mais detalhista e enriqueça seu vocabulário.
Sobre a fanfic em si só tenho a lhe desejar parabéns, pois como eu também já disse antes: amei sua história e ela tem tudo para dar certo.

Nota adquirida: 0,8
Nota final: 8,7
Muito obrigada pela preferência, Letty <3 Espero que eu tenha ajudado, tentei dar bastante dicas e ser bem rígida quanto a escrita da forma que você me pediu. Me desculpe qualquer coisa e não se esqueça de comentar <3


3 comentários:

  1. JJ <33 Muito obrigada mesmo pelas dicas, já arrumei a sinopse e estou trabalhando nas vírgulas. Você me ajudou bastante, e te garanto, por mais que pareça, não vai ser aquele clichê de sempre. Obrigada <3

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que não vai ser como as outras porque até o título da história já me chamou atenção. Eu estava sendo sincera quando disse que adorei a sua fanfic. Fico feliz em ter ajudado. De nada L <3

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, fico feliz que tenha gostado, sua opinião é realmente muito importante pra mim <3

    ResponderExcluir